segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Pois é amigos, tenho andado um pouco ausente devido às responsabilidades profissionais, mas não deixo de arranjar um tempinho para partilhar convosco algumas ideias. Após uma época marcada pelas eleições presidenciais, em que os posts neste blog o evidenciavam, voltamos à normalidade. Apesar de achar que os contributos de alguns margaritenhos nesse período podiam ter sido mais interessantes e participativos, foi uma discussão bastante profícua e com o resultado esperado!!! Agora começo a ver um ou outro desabrochar de ideias de alguns margaritenhos. Tou a gostar do contributo do Cruz (gostei do post do filme!) e do Acácio (Continuas em grande amigo, espero que passes o teu inferno de Kuhn!!! e que voltes para o reino dos mortais...). Para que não fiquem privados do meu artigo semanal na radio portalegre, aqui vos deixo o da semana passada:
Bill Gates em Portugal!

Bill Gates esteve em Portugal! Toda a gente deu por isso, não estou a dar novidade nenhuma, mas o que é certo, é que este foi o facto da semana. Porquê?

Porque Bill Gates é o homem mais rico do mundo e Portugal é um país pequeno a recebê-lo?
Porque Bill Gates viu em Portugal uma oportunidade de negócio e propôs uma parceria com o governo português?
Ou ainda porque Bill Gates é um homem de sucesso que chega a um país onde a palavra sucesso tem estado um pouco ausente?

Será um pouco de tudo isto. Mas esta iniciativa conjunta do Governo Português e da Microsoft é sem dúvida de louvar. Um dos males da nossa sociedade pós moderna, é a falta de formação, a iliteracia, o analfabetismo.
Este protocolo com a Empresa americana, poderá, a longo prazo, diminuir todos estes problemas, visto que se compromete a contribuir para a formação e qualificação dos recursos humanos.
A multinacional americana pretende actuar junto dos jovens, dos empresários e da administração pública, desenvolvendo conteúdos informáticos em português. Um dos investimentos mais importantes que o governo irá fazer é a oferta de cursos especializados de tecnologia desenhados pela Microsoft. Alguns alunos poderão estagiar em várias empresas e aplicar os conhecimentos adquiridos nesses cursos. Outros alunos serão admitidos em centros de desenvolvimento de «software» que funcionarão em rede com os centros de informação da Microsoft.
É um projecto muito importante para o nosso país, mas também para Bill Gates e para a Microsoft que irá vender o seu produto a todo o nosso país.

É verdade que a vinda de Bill Gates a Portugal é um acontecimento importante (principalmente pelo seu objectivo), mas convenhamos que o folclore governativo era escusado. Ter cerca de 6 Ministros a assinar o protocolo de colaboração ou parceria com a Microsoft foi um pouco ridículo.
Podiam-no fazer mais discretamente, sem alarido e no final, apresentar o protocolo.
Como disse Marcelo Rebelo de Sousa na sua crónica dominical, “e se agora vier a Portugal o 2º homem mais rico do mundo, quantos ministros irão estar presentes? 3, 4?Estas parcerias, não são só importantes, são sim fundamentais para o progresso de Portugal, mas há que ter a noção que o Governo português está um pouco acima de qualquer empresa, mesmo que seja a Microsoft de Bill Gates.
Filipe Mouzinho Serrote

1 comentário:

Acácio Farinha disse...

Ou ainda, o "Inferno que nos une"!!