sábado, fevereiro 04, 2006

Nem tudo o que é nacional...

Caros amigos, visto este espaço também ser um espaço cultural, resolvi partilhar convosco as minhas duas últimas idas ao cinema. Curiosamente 2 filmes portugueses , sendo um o famoso "Crime do Padre Amaro" e outro o, apenas conhecido pelos mais atentos, "Alice". Quanto ao primeiro, não sei se foram dos muitos que o foram ver, mas a quem não foi não aconselho! Simplesmente não gostei! Não dá bom nome ao cinema português! Pronto, vale pela Soraia:) Por outro lado fui ver o "Alice" (Julgo que recebeu um qualquer prémio em Cannes) e simplesmente gostei muito. Excelente! (Um bom produto português) Deixo-vos com um breve resumo do filme e uma pequena curiosidade sobre o actor principal do mesmo (Pode ser que vos motive!).

Sinopse
Passaram 193 dias desde que Alice foi vista pela última vez. Todos os dias Mário, o seu pai, sai de casa e repete o mesmo percurso que fez no dia em que Alice desapareceu. A obsessão de a encontrar leva-o a instalar uma série de câmaras de vídeo que registam o movimento das ruas. No meio de todos aqueles rostos, daquela multidão anónima, Mário procura uma pista, uma ajuda, um sinal... A dor brutal causada pela ausência de Alice transformou Mário numa pessoa diferente, mas essa procura obstinada e trágica é talvez a única forma que ele tem para continuar a acreditar que um dia Alice vai aparecer.

É verdade que, na pele de Mário, Nuno Lopes estava irreconhecível. Envelhecido, com olheiras profundas - durante as filmagens passou fome e dormia três horas por noite para que o cansaço fosse real -, barba rija. Mas era, apesar de tudo, um homem a entregar folhetos com o rosto de uma menina entre as palavras "Alice" e "Desapareceu". "Em 11 semanas de rodagem houve três ou quatro pessoas que falaram comigo. Isso é muito angustiante, do ponto de vista da personagem. Eu pensava: "E se isto fosse verdade?" Este homem está realmente sozinho."

2 comentários:

Rubio disse...

Pois é amigo Cruz, deves ter ido ver o "Crime do Padre Amaro" com a Carlinha e ela passou metade do tempo a taparte os olhos para que não te babasses com a Soraia e agora dizes que o filme não vale nada. Para a proxima vai sozinho para conseguires ver o filme todo:-)))))
Mas fico feliz por ti, tás um verdadeiro homenzinho, vais ao cinema, fazes criticas,..., muito bem.
Um abraço

Acácio Farinha disse...

Fodasse e eu queria ir ver este filme e ainda não consegui. Mas disseram-me que é melhor levar uma gaja porque tem cenas de sexo boas e pode ser que pinte alguma coisa! É assim ou não? Não liguem, estou a falar com a pila!!