terça-feira, dezembro 27, 2005

É Natal!!!

Amigos, o Natal é daquelas épocas que me deslumbram. É verdade, consegue-me transmitir uma tranquilidade que nem todos os problemas a afectam. Gosto do Natal. Mas como sempre, o Natal tráz algumas injustiças, alguma paz aparente e também alguma falsa postura de solidariedade.
Eu acho bem que as pessoas comprem prendas e as ofereçam, que enviem mensagens de Feliz Natal e Bom Ano Novo (eu tb as enviei), mas não nos podemos esquecer dos outros dias do ano (eu não esqueço e tenho tentado, dentro do possível, saber como estão os meus amigos!!!).
Quero com isto dizer-vos que não me choca nada que as pessoas tenham estes gestos, mas gostava que fossem prolongados/estendidos para mais épocas do ano (não custa nada fazer um telefonema ou enviar uma mensagem - no mytmn até é gratis e as outras redes tb hão-de ter este esquema).
Espero que tenham tido um Natal com muita paz e que passem o final do ano com bastante Alegria, para encararem 2006 com optimismo.
Um grande abraço a todos os meus amigos Margaritenhos com saudade deste vosso amigo, não de sempre, mas para sempre, Filipe Mouzinho Serrote
Cá vai mais um artigo da Rádio Portalegre:
Natal – Uma época de esperança e de reflexão!

É Natal! Esta é uma das épocas mais bonitas do ano. Luzes, cor, reuniões de família, acções de solidariedade, mensagens com votos de paz, amor, alegria, felicidade e também de bom ano novo.
Durante toda a nossa vida, não serão muito marcantes, nem em número muito elevado as nossas atitudes erradas, os nossos “pecados”, nem os grandes feitos e atitudes altruístas. Contudo, todos temos a nossa vida bem recheada de omissões, daquilo que poderíamos e deveríamos ter feito para ajudar alguém que precisa e está por vezes mesmo ao nosso lado.

· Quem é que se lembrou de ter estas acções de solidariedade durante o ano?
· O que poderíamos ter feito para minorar as desigualdades?
· O que é que cada um de nós fez para ajudar as associações de solidariedade social, durante todos os outros dias do ano?
· Quem é que, vendo ou sabendo de alguém com dificuldades, tentou ajudar com as suas possibilidades?
· Quem é que contribuiu para o bom ambiente familiar durante todo o ano?
· Quem é que, no seu dia-a-dia, se lembrou de ajudar o próximo?
· Quem pensou em todas as pessoas que não têm família e que passam o Natal e todos os outros dias do ano na rua?

Todos nós deveríamos reflectir sobre estas questões. Será que não poderíamos melhorar a nossa conduta no nosso dia-a-dia?
Mas o Natal não se celebra apenas para reflectirmos e para melhorarmos o nosso comportamento.
Dia 25 de Dezembro celebra-se o nascimento de Jesus Cristo. Este é que é o verdadeiro acontecimento festejado por todos nós. Quando nos reunimos em família neste dia, quando oferecemos prendas uns aos outros, quando enfeitamos as nossas casas, estamos (consciente ou inconscientemente) a festejar o nascimento de Jesus. Estamos a reproduzir com evidentes ajustes e adaptações, tudo o que se passou nessa época.
Não queria deixar passar este Natal, sem fazer algumas referências que julgo importantes:
João Paulo II deixou-nos a 8 de Abril deste ano. Nascido a 18 de Maio de 1920 numa pequena localidade do sul da Polónia, Karol Wojtyla (seu nome de baptismo), cedo teve que ultrapassar dificuldades na vida, como a morte do seu pai, ficando sozinho aos 26 anos.
A 16 de Outubro de 1978 foi eleito PAPA, contribuindo a partir daí para a queda do muro de Berlim, combatendo as desigualdades, ajudando os pobres, falando com todas as religiões. Pediu desculpa pela Inquisição e tentou, dentro das suas possibilidades, ajudar todos os povos.
Foi considerado o pastor da globalização, ficando o seu pontificado marcado por uma acção intrinsecamente ecuménica. É com homens como Karol Wojtyla que o mundo fica melhor. É seguindo a sua mensagem e admirando o seu percurso de vida que todos nós poderemos fazer o “Natal todos os dias”.
Filipe Mouzinho Serrote
Legenda: O Natal é também para as crianças, logo deixo-vos uma foto minha e do meu sobrinho Rui.

3 comentários:

Acácio Farinha disse...

Gostei do teu artigo sobre o Natal. Tive oportunidade de o ouvir na rádio contigo hoje de manhã. Senti orgulho de ti serrote, foi mesmo fixe. Também discutimos no teu carro o tema do Natal e acho que já chega de falar nisso. Venham as passas...
Um abraço!!

Rubio disse...

Meu caro AMIGO Serrote, tou a ver que estás em grande aí pelas terras de Porto Alegre :-) penso que o espirito natalicio é mesmo esse e o teu artigo embora se tenha focado num grande homem que promoveu a paz temos de ser todos nós nas nossas casas, na nossa aldeia, vila ou cidade, na nossa região, e país a fomentar o espirito natalicio durante todo o ano.
Parabéns pelo post e um feliz ano novo para ti e toda a tua familia.

Serrote disse...

Obrigado pelas palavras amigo Acácio. Por vezes sentimos que alguém nos compreende, que nos respeita, que nos admira. Acredito bastante na amizade entre pessoas que se identificam como nós. Eu também tenho orgulho de ti, pelo que és, pelos teus valores, pela tua sinceridade, pelo amor que demonstras.

Aquele abraço amigo