quarta-feira, dezembro 21, 2005

Feliz Natal a todos os Margaritenhos!

Margaritenhos:
Apesar da pouca adesão e participação a este blog, quero agradecer-vos todas as contribuições que têm dado (uns com mais jeito que outros já se vê!) e dizer-vos que gostava que, em 2006, conseguissemos (TODOS) arranjar mais um tempinho para nos revermos e continuarmos esta grande amizade que nos une.
Desejo a todos um Santo e Feliz Natal e um 2006 com tudo de bom.
Filipe Mouzinho Serrote
Aqui vos deixo mais um artigo da Rádio Portalegre
Cavaco Silva em Portalegre

Dia 18 de Dezembro, Domingo, 19 horas e 30 minutos, começa o jantar de apoio à candidatura do Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva em Portalegre. Simpatizantes de vários Partidos quiseram dar um sinal de apoio inequívoco e apresentaram-se em peso. Cerca de 1600 pessoas encheram por completo os pavilhões da Nerpor.
Foi, na minha opinião, um sinal de apoio muito forte que os portalegrenses quiserem dar ao Professor Cavaco Silva, demonstrando desta forma que o apoiam, e acreditam que pode, dentro do quadro constitucional da presidência da república, exercer as seguintes funções:

Exercer a sua capacidade de liderança, contribuindo para o regular funcionamento das instituições;
Reforçar a qualidade da nossa democracia;
Facilitar a aproximação aos níveis de desenvolvimento da União Europeia e de Espanha;
Contribuir para o aumento da qualificação dos recursos humanos;
Contribuir para a melhoria da organização do território e da qualidade ambiental e desenvolvimento cultural;
Facilitar a construção de uma sociedade mais justa e solidária;
Colaborar activamente no crescimento e desenvolvimento de Portugal, bem como voltar a colocar o nosso país como protagonista activo e credível na cena internacional;
Exercer a magistratura activa no respeito pelos poderes previstos na Constituição;

O Professor Cavaco Silva deixou, em Portalegre, uma mensagem de esperança para todos aqueles que cá vivem, dizendo que tudo fará para, em conjunto com o Governo e com a Assembleia da República, combater as assimetrias litoral/interior, que tanto têm empenado o desenvolvimento da nossa terra.
Quero desejar a todos os ouvintes da Rádio Portalegre, Um Feliz e Santo Natal.
Legenda: Grande Cavaco em Portalegre a aconselhar mais calma aos seus advesários e a explicar como pretende exercer a magistratura da Presidência da República (parece que é o único que está preocupado nessa explicação).
Legenda: Eu, como não poderia deixar de ser, a pedir ao Professor Doutor Cavaco Silva para me autografar as suas autobiografias.
Legenda: A dedicatória!
Legenda: Portalegre ao rubro!
Um abraço a todos e FELIZ NATAL!!!
Filipe Mouzinho Serrote

4 comentários:

Pedro Almeida disse...

Caro Serrote:

Já falámos um pouco sobre o que achámos dos debates em geral, e do último em particular, que opôs o Prof. Cavaco Silva ao Dr. Mário Soares. Não estarei de novo, a referir a minha posição, onde, como te disse, houve uma clara vitória de Mário Soares. Mas isso são pontos de vista.

Dou-te os parabéns por teres hoje assinadas, pelo próprio, as autobiografias do teu ídolo político. Deves ter tido um "orgasmo". lol

Relativamente a este último texto escrito para a Rádio, quero de novo referir que as caracteristicas que referes têm mais a ver com as competências do Primeiro Ministro. Não tenhamos ilusões!! Além do veto de algumas leis que passam na Assembleia da República, da dissolução do Governo e AR, e da representação diplomática internacional (nesse campo, Mário Soares é barra, o número 1 do país), o PR pouco mais pode fazer. Tudo o resto é demagogia. Repara, se Cavaco ganhar e disser que é contra a OTA e se o governo entender avançar ela avança mesmo, e outras situações terão o mesmo destino, seja qual for o partido que estiver no poder.

Dois reparos apenas, duas análises minhas:
1º Os candidatos não são tratados por igual. O Prof. Francisco Louçã é tão Professor, tão catedrático como o Prof. Cavaco Silva. Contudo, é tratado por Dr. por toda a gente. Há uma clara falha de princípio.

2º Hoje Jorge Sampaio voltou a emocionar-se, numa visita a um bairro social degradado. Aposto com quem quiser, que nem Cavaco Silva (em maior escala), nem Mário Soares teriam esta sensililidade para estes casos, apresentada pelo nosso actual PR. Essa sim, deve ser uma característica que um Presidente da República deve ter

Serrote disse...

Caro amigo Almeida:

Em primeiro lugar quero dizer-te que gosto bastante de discutir política contigo. Apesar de seres socialisat :) és uma pessoa com bastante bom senso. Por vezes acreditas naquilo que já se viu que não é assim (exemplo do Dr. Vale e Azevedo) mas isso é normal tendo em conta que somos militantes de partidos e clubes e não temos um certo distanciamento, que nos permita avaliar a situação de forma clara, racional e isenta.
Em relação ao debate, deixa-me discordar da tua apreciação. Acho sinceramente que não houve nenhuma vitória clara do Dr. Mário Soares. Houve, isso sim, uma entrevista ao Professor Doutor Cavaco Silva, de 3 entrevistadores, em que um deles foi deselegante, por vezes roçou a má educação, o que realmente fica mal a um candidato a presidente da república. Mas não fiquei admirado. Uma pessoa que já foi Presidente da República e que depois disso, em dias de eleições em que não se pode apelar ao voto nem fazer campanha, apela precisamente ao voto no Partido Socialista nas eleições legislativas e posteriormente no seu filho para as eleições autárquicas, não é para mim um ideal de presidente da república. Até o Manuel Alegere tem mais nível.
Portanto, se achas que ser deselegante e mal educado, provocando o adversário de uma forma quase desleal é ganhar um debate, bem, então ganhou.
Mas acho que os portugueses não têm a mesma opinião que tu.
Houve uma pessoa que tentou falar de ideias para Portugal, do futuro, da complexidade da globalização, etc. e essa pessoa foi o Professor Doutor Cavaco Silva. o Dr. Mário Soares pura e simplemente foi para etse debate com uma única estratégia - desmantelar todas as ideias de Cavaco Silva Irritando-o, provocando-o e, como disse anteriormente, sendo bastante deselegante em alguns momentos.
Os portugueses irão julgar tudo isto a seu tempo.
Em relação às Autobiografias assinadas, quero dizer-te que foi uma honra para mim tê-las assinadas por Cavaco Silva. Daqui a uns anos posso dizer aos meus filhos que aquelas assinaturas são da pessoa que mais contribuiu para o desenvolvimento em Portugal nos últimos anos.
Em relação ao texto da rádio Portalegre, quero discordar novamente da tua apreciação. Aquelas competências podem e devem ser de um Presidente da República responsável, preocupado com a situação do país e com o futuro de Portugal. Cavaco Silva, se for eleito, pode colaborar com o Governo, com a Assembleia da República e com as restantes entidades interessadas no progresso social, de forma a definir prioridades, redifinir estratégias, dar alguns conselhos, enfim, pode ser uma voz importante na reorientação de algumas políticas que vão definindo o futuro de Portugal.
As competências do Presidente da República não são tão redutoras com tu dizes. Sabes, aquilo que eu penso é que, o exercício do cargo da Presidência da República depende muito de quem lá está. Mário Soares não é uma pessoaque estude alguns dossiers para estar bem informado sobre as questões importantes que por vezes se pões em cima da mesa. É mais social, é verdade, é mais espontâneo, é verdade, mas não é mais interessado nos bem-estar dos portugueses, não está mais interessado em contribuir para diminuir o desemprego como Cavaco Silva.
Cavaco Silva é para mim, neste momento, a pessoa que faz falta a Portugal. Uma pessoa séria, totalmente independente dos partidos políticos (apesar dos socialistas dizerem o oposto), com uma experiência de condução de um País como Portugal durante 10 anos e por inerência, com bastante experiência das relações Presidente da República-Primeiro Ministro. Esta experiência d´-lhe os condimentos necessário para poder aprender a ser o melhor Presidente da República que até hoje tivemos.
Ficou a deixa para o último comentário:
Jorge Sampaio emocionou-se numa visita a um bairro social. Eu acho que as pessoas devem exprimir os seus sentimentos, logo acho que é uma situação normal. Eu talvez me emociona-se também.
Mas daí a ser uma característica que um Presidente da República deva ter, ainda vai uma grande distância. Um Presidente deve ser sensível a todas as questões sociais, deve ouvir as pessoas, se possível tomar nota através do seu assessor para dar conta da situação ao Governo.
Isto sim, deve ser uma característica de um Presidente.

Pedro Almeida disse...

Portugal Maior?? Prefiro um Portugal Melhor!!!

Anónimo disse...

Entre os dois venha o diabo e escolha.
Que tal
Portalegre Vota Alegre
http://portalegrevotaalegre.blog.pt
Haja alegria!