quinta-feira, janeiro 26, 2006

A MINHA ANÁLISE - AINDA AS PRESIDÊNCIAIS

Caros AMIGOS:
Acredito que já ansiavam pela minha análise em termos de resultados eleitorais. Uns devem ter pensado, "o gajo nem vai dizer nada", outros terão achado "está à espera que o Serrote inaugure o tema". Se foi esse o vosso pensamento, enganam-se. Primeiro, não tive mesmo tempo. Segundo, mesmo que tivesse, esperaria uns dias para analisar mais a frio os resultados (acho que nos dão mais credibilidade).
Primeiro de tudo quero dar os parabéns aos vencedores, neste caso específico, aos margaritenhos e amigos que votaram em Cavaco. No Domingo o povo foi claro, quis que Cavaco Silva ganhasse. Quis que ganhasse em larga escala, embora tenha sido tímido a apoiar a maioria (apenas 30000 votos em 6 milhões fizeram a diferença). Contudo em democracia, por um se ganha e por um se perde e temos um presidente da república com legitimidade igual à de Mário Soares quando ganhou por 70 e tal por cento.
Cavaco Silva - como sabem não era o meu escolhido. Não volto a referir os porquês (já o referi em textos anteriores), embora queira fazer apenas um ou dois comentários. Primeiro, temo pela estabilidade política (espero sinceramente estar enganado), depois quer-me parecer que a sua declaração de candidatura foi muito simplória. Disse o que qualquer um diria se ganhasse. Agora serei presidente de todos portugueses, blá blá blá... estava à espera de mais.
Manuel Alegre - foi a grande surpresa das eleições. O único candidato independente de sistemas partidários, conseguiu o melhor valor de sempre de um candidato independente. É uma prova que a intervenção política não se esgota nos partidos e é um sério aviso a todos eles. Muitas vezes fecham-se sobre si próprios, afastando as pessoas de participarem. Alegre, seria na minha opinião,um bom presidente, visto ter caracteristicas especificas, que lhe conferiam a capacidade de ser um bom árbitro.
Mário Soares - fui contra a sua candidatura. Acho que foi na altura errada. Contudo, este homem, demonstrou várias lições: a primeira, de vida, ao mostrar aos 81 uma energia impressionante, uma lucidez incrível e uma vontade de viver (todos devemos ter aprendido algo, incomóda-me que os mais idosos tenham sido os que menos votaram nele). Mostrou que devemos ser mais que o típico português que se reforma aos 50 e tal anos e daí para a frente apenas joga umas cartitas e não quer que o chateiem; em segundo, gostei da sua declaração de derrota. Assumiu-a como sempre fez na vida, assumir o que faz, dizendo uma frase fantástica que vou guardar por muitos anos: "Só é vencido quem desiste de lutar!!". Acredito que lutará até não poder mais.
Ao melhor político português de todos os tempos pós 25 Abril, deixo a mensagem: "Um grande Homem pode cair, mas não deixa de ser grande Homem!!"
Os outros candidatos - não farei qualquer comentário, pois enganaram-se na eleição. Não se tratava de legislativas, mas sim presidenciais. Por isso, nem comento, uma vez que a sua campanha apenas teve um objectivo - atacar o Governo e atacar o PS.
Apenas mais três comentários:
1. Parece que agora o Presidente da República é o supra sumo da sabedoria e acção e vai resolver todos os nossos problemas. Com ele isto vai entrar em tal desenvolvimento, que qualquer dia estamos no topo da UE. Acordem... (atenção, espero estar enganado, mas acho uma hipocrisia grande!!).

2. Preferia que Sócrates tivesse começado a sua intervenção noutra altura. Contudo os principais culpados dessa falta de ética são claramente as televisões. Se estavam a acompanhar Alegre deixavam ir a emissão até ao fim e depois passariam as declarações de Sócrates. Acho,por isso, que a falta de respeito perante Alegre foi da comunicação social, que se atropelam na procura da polémica. Houve uma justificação, contudo, do PS, não sei da sua veracidade, mas acredito. Foi posteriormente dito que Cavaco Silva estava a chegar ao CCB e se aprestaria momentos depois a falar, então entendeu-se entrar logo Sócrates, para deixar para último o vencedor.
3. Estas eleições não eram dos partidos, logo só por mau gosto se pode dizer que o PS ficou em 3º. Ora se o PS tivesse ficado em 3º, seria a clara evidência que haveria de haver um 1º, neste caso PSD e CDS juntos. A ser assim demonstra que a Candidatura de Cavaco Silva não era independente (só não via quem não queria!!!). Ou querem-me dizer que em primeiro ficou Cavaco, segundo Alegre e 3º PS. Coerência meus amigos, coerência...
Mas agora é momento de trabalho. O Presidente que presida bem, o Governo que governe bem, a Assembleia que legisle bem e os portugueses que sejam mais activos na recuperação do nosso país!!!
Um grande abraço AMIGOS

2 comentários:

Serrote disse...

Já que não comentaste o meu post, eu comento o teu!!!

Deixa-me dizer-te algumas coisas. Cometeste algumas imprecisões:

1 - Quando dizes que Cavaco ganhou por 50% que é muito abaixo dos 70% que Mário Soares obteve, estás a comparar duas situações que não são comparáveis. Mário Soares teve 70% na 2ª eleição e com o apoio do PSD dado precisamente por Cavaco Silva. Não sei se te lembras mas na 1ª vez que se candidatou perdeu à 1ª volta para Freitas do Amaral com cerca de 26% contra 46% de Freitas. Como Freitas não obteve maioria houve 2ª volta e aí sim Mário Soares ganhou mas com 52%.

2 - Falas muito em hipocrisia quando referes que o PSD apoiou Cavaco Silva mas não directamente. Então e agora não estás a ser hipócrita quando dizes que Sócrates não sabia que Alegre estava a falar. Não brinques comigo. Claro que sabia. Toda a gente sabia, ainda mais o staff de Sócrates. Foi uma falta de respeito, uma deselegância. Admite. As verdades são para serem ditas Almeida.

3 - Também discordo da tua análise sobre Mário Soares. Um político com o prestígio dele não tinha nada que se sujeitar a tudo isto. Demonstrou que precisa do poder. É triste Mário Soares acabar a sua carreira política em 3º lugar nas presidênciais. Acho que não o prestigiou nada, muito pelo contrário.

Percebo que estejas um pouco triste Almeida, mas a vida é feita destas alegrias e tristezas...

Um grande abraço e um boa sorte chaviano!!! :):)

Pedro Almeida disse...

Caro Serrote: apenas não comentei o teu psot para não me repetir, uma vez que ia fazer este post. Tenho muito respeito e consideração pela tua escrita, mesmo que não concorde com as ideias.

E já que estamos em correcções aqui vai: eu não disse que Sócrates não sabia. Mais, até disse que na minha opinião não o deveria ter feito. Contudo a explicação dada foi o facto de Cavaco se estar a preparar para falar. Acredito nessa versão, eu não o teria feito, mas para mim o maior culpado são as televisões que de regras pouco respeitam.

Quanto ao resto são opiniões.

Um grande abraço