terça-feira, maio 02, 2006

Um Alento…

Naqueles dias em que me sinto mais triste, costumo procurar algo que me dê o equilíbrio que preciso. Este estado emocional pode surgir de várias formas: porque perdi algo, porque não consigo determinado objectivo ou porque simplesmente não é um dia positivo. Nestas alturas, procuro dar a volta. Procuro agarrar-me à solidez, quer seja de um amigo, de um familiar ou de uma coisa bonita, que me dê força interior. Por exemplo a um local escondido que só eu conheço, como aqueles sítios para onde íamos quando éramos pequenos e nos irritávamos com alguém ou com algo! Quando somos adultos, as coisas não mudam assim tanto. A necessidade de procurar o equilíbrio continua a manifestar-se como quando éramos crianças, quando o nosso mundo ainda era brincar, jogar à bola, andar de bicicleta, jogar à apanhada ou às escondidas. Quando estou triste, procuro estar sozinho, em sítios que só eu conheço. Começo a olhar à minha volta, e em tudo encontro motivos mais que suficientes para ter um novo alento. A mais que perfeição que existe na forma de uma flor, de uma paisagem ou de uma criança a brincar faz-me pensar que é possível dar a volta, deixar de estar triste, procurar a solução para o problema que me traz a tristeza e com força de vontade pensar que tudo será melhor no futuro. O meu conselho, para quem às vezes está triste, é: procurem dentro de vocês próprios o vosso verdadeiro ser, aquele que está sempre a falar convosco, a indicar-vos o caminho, a ajudar em determinada escolha. Há quem diga que é Deus a falar convosco. Nesse Deus eu acredito! Ouçam-no!

7 comentários:

Serrote disse...

Como sempre amigo Acácio, não posso concordar mais contigo. Devemos dar valor às pequenas coisas da vida. Ouvir a água a cair dum pequeno riacho, um pássaro a cantar, ou simplesmente o silêncio...

Continua a ouvir o teu Deus e segue o caminho que te indica.

Grande abraço

Anónimo disse...

Depois de ler isto só posso ter um bom dia. O mesmo desejo a todos vós!
um abraço especial ao Acanácio

Pedro Almeida disse...

A capacidade de superar obstáculos é que nos faz crescer e desenvolver. Acho mesmo que eles foram criados para isso mesmo, para despertar em nós essa coisa a que podemos chamar: espírito de luta e de conquista (seja lá ela qual for).

TiagoSalgueiro disse...

Amigo Acácio,essa força interior de que falas é algo q te caracteriza. Sei q és capaz d viver as fases menos boas da vida c/ uma atitude positiva perante as coisas.E é assim q tem q ser! Este assunto fez-me recordar uma t-shirt q tive à uns 10 anos ou mais, que tinha uma mensagem escrita q teve, e continua a ter, um grande significado p/ mim: "a felicidade não é um estado de espírito, é uma atitude"! Ao longo desta vida que passamos, vamos sempre ter momentos menos felizes, circunstâncias negativas em algum aspecto do nosso ciclo amizades-relação amorosa/afectiva-família-trabalho-dinheiro-saúde, ou a ausência de algo ou alguém, que provoca em nós um estado de espírito mais fraco, c/ menos energia e motivação. Mas é nestes momentos q nos apercebemos, reconhecemos e aprendemos a valorizar ao máximo, tudo aquilo q temos de bom nas nossas vidas, e c/ isso ganhamos força e energia p/ ultrapassar estes momentos menos bons.
"Não basta existir, à que viver!"
Espero q contes comigo p/ tudo o q quiseres ao longo desta vida!
P'ra tudo menos p'ra trocar de mulheres ( qd as tivermos, lol).
Abração e até já

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Isso é k é falar....axo k vou gravar este texto para mais tarde recordar e utilizar nos momentos menos bonitos e agradaveis da vida. É realmente de uma grande beleza essa simplicidade de ultrapassar os obstaculos que a vida (te) vai pondo no caminho. Continua essa caminhada solene e tranquilo, com a força e motivação que te caracterizam e vencerás tudo e todos.
Sbes k és uma pessoa incrivelmente bonita?
Um beijo mt grande e de especial amizade, de mim para ti ***

Pedro Almeida disse...

Bem vinda mimas... já agora, quem és???