segunda-feira, maio 08, 2006

O meu "Deus"

If God had a name what would it be?
And would you call it to his face?
If you were faced with Him in all His glory
What would you ask if you had just one question?

Assim começa uma das músicas mais bonitas que conheço. É uma musica antiga, mas linda. É dos tempos de quando era adolescente. Fala de Deus. Aparece esta musica na minha vida numa altura em que me começo a interrogar sobre o mundo, a maneira como se desenrola a vida, tanto a nossa como a dos que nos rodeiam. Enfrentar dificuldades, vivenciar injustiças, lidar com as mais variadas situações que fazem pensar, mas assistir à morte de amigos da minha idade sobretudo, meteu-me na cabeça uma pergunta: porquê? Não acredito em Deus. Não da maneira como me "querem" fazer acreditar que ele existe. Acredito sim, no meu "Deus". Deus para mim é uma voz, alguém que habita em mim, que me ouve e que fala comigo. Que me mostra a beleza das coisas simples. Poder-lhe-hão chamar de consciência. Mas logo verão que não é bem a mesma coisa. A consciência aparece relacionadacom actos. "Deus" é antes do acto. É conselho, razão e sobretudo, sentimento. Nesses momentos mais tristes, facilmente nos questionamos sobre a justiça de Deus. Não creio que seja Ele que decide quem morre ou vive, não é Ele que decide quem é ou não feliz. Deus não decide. "Deus" somos todos nós, no nosso caminho, nos passos que damos para o construir. Uma parte dessa construção depende de nós próprios. A outra parte dependerá dos que fazem parte da nossa vida, onde existe aleatoriedade e onde a vida se torna ainda mais bela. Guio a minha vida pelos sentimentos. De vários tipos, uns melhores outros menos bons. Mas sempre em concordância com o meu interior. Pois será nesse interior que busco a força, quer seja para lutar, sofrer, festejar ou até mesmo morrer. Não há principio, porque também não existe fim. Não temos de ter "balizas" em tudo. Existem coisas que nunca começam, pois nunca acabam. Como tal, é tudo uma questão de quadro de referência, quadro este muito pessoal e muito próprio. Caso ainda não tenha acontecido, no dia em que conseguirem encontrar-se com o vosso "Deus" certamente compreenderão melhor as minhas palavras. Alguns dos anos que já vivi foram marcantes. Em alguns desses anos experienciei a Sua existencia. Quando tiverem um problema, como eu ja tive muitos (provavelmente como vocês) procurem a força que existe em vós. Ele manifestar-se-há. E vocês serão pessoas fortes e será somente nas relações com outras pessoas, lugares ou acontecimentos que podemos sequer existir e acreditarão no vosso próprio "Deus"...

Sem comentários: