quarta-feira, dezembro 20, 2006

NATAL DE HOJE E DE ONTEM

Meus caros amigos Margaritenhos e demais visitantes deste nosso blog, já é tarde e esta noite, fora daquilo que é habitual tou com uma estrondosa dor de cabeça, coincidencia ou não, decidi na sequência daquilo que o meu amigo Acácio nos deixou, elaborar um post sobre o NATAL.
Neste momento vejo o Natal como uma época festiva em que familias fragmentadas se juntam na noite de NATAL para trocarem prendas. Por esta razão, todos sabemos que é uma excelente oportunidade de negocio para todos aqueles que em qualquer rua ou centro comercial deste país tem a sua lojinha. (Não é Almeida?)
Vejam só que até um dia, sabe-se lá porquê, decidiu-se dar um subsidio a todos aqueles que trabalham para fazer face aos gastos extra que esta época do ano nos trás. Sinceramente, não me parece uma boa politica e se fosse actualmente em que se fala tanto em contenção talvez esta fosse mais uma, mas, que é um incentivo ao despesismo, lá isso é.
Como todos sabemos são muitos aqueles que nesta altura do ano gastam mais do que têm e que recorrem à banca para fazer mais umas compritas de Natal. Apetece rir não é?
Sou de 78, sou muito jovem para ver o Natal de ontem mas parece-me que seria um tudo nada diferente, pelo menos na minha familia acho que se festejava de outra forma, mais genuina, com mais sentido e até com mais familia.
Antes eu via um natal quase sem presentes, talvez os tempos fossem outros e as possibilidades económicas inferiores, mas via amor, via alegria natural, via pessoas que tinham gosto em estar umas com as outras (agora também vejo, o grupo é que é muito mais reduzido). Aqui existe sempre a tendencia de culpar a sociedade e as suas transformações. O mundo de hoje não é igual ao de antigamente, tornou-se mais competitivo e com isso as pessoas mais frias, mais egocentricas e muito menos afáveis, mas será que isto desculpa tudo?
A pergunta que fica é, afinal que NATAL construimos nós?
Gostava que cada um dentro do seu tempo reflectisse um pouco e que já agora me transmitisse um pouco de optimismo, nem que seja relativamente ao NATAL do amanhã.
Um abraço e desculpem qualquer coisinha.
BOAS FESTAS
O cobra

2 comentários:

Gonçalo disse...

A votação do Blog do Ano em http://osabordapalavra.blogspot.com

Não percas a oportunidade de participar:)

Anónimo disse...

Nesta época tão especial não poderia deixar de desejar, aos famosos Margaritenhos :), um Feliz Natal e um Óptimo ano de 2007!!

Boas Festas a todos!

Susana