terça-feira, janeiro 30, 2007

Ninguém Pode Ficar Indiferente!!!

Caros Amigos:
O nosso blog sempre foi um dos nossos pontos de encontro!!! Mais que nosso foi e é também das pessoas que nos rodeiam, tenham elas estudado connosco ou não na Universidade da Beira Interior!! Sempre o usámos com esse propósito e assim o continuaremos a fazer!!!
Numas alturas mais cómicos, noutras mais sérios, noutras mais viperinos, fomos construíndo este espaço à nossa medida, ao nosso ritmo, mediante as nossas vontades!!! Toda a gente sabe quem somos, toda a gente que nos visita e comenta se identifica!!! Sabem o que pensamos, pois assinamos e não nos escondemos, mesmo quando os temas são incómodos.
Contudo, no mundo da blogosfera, sabemos que nem sempre é assim: existem blogs dignos, devidamente identificados ou não, mas também existe muito lixo, normalmente sob a forma de anonimato!!!
Nestes dias, fui confrontado com a existência de um blog, o mesmo que o Acácio fala no post anterior!!! Primeiro, achei piada; depois li mais um pouco e fiquei preocupado!!! Por isso permitam-me que reflita um pouco convosco:
1. A dimensão que aquele blog atingiu em termos de comentários é grave: sinal que se passa algo, mas também sinal que as pessoas não estão a saber dialogar (o blog podia ser uma boa ferramenta, mas o tom "achincalhante" que muita gente usa descredibiliza-o, pois desvia-se da questão central.
2. Nós, antigos alunos, licenciados, não podemos permitir que denigram o nosso curso (como o Dr. Rui Brites disse uma vez numa conferência "a partir do momento que entram num curso, para o exterior, vocês têm que mostrar que ele é o melhor", o que, manifestamente não está a acontecer). Estão, dessa forma, a colocar em causa a nossa competência profissional e a credibilidade do curso que nos dá licença para laborar;
3. No nosso tempo também havia muita coisa com que não concordávamos, mas nunca colocámos em causa a capacidade e conhecimento de quem dirigia e presidia, o curso e o departamento, respectivamente; lutámos, sempre de forma clara, pelo que julgávamos ser os nossos superiores interesses; e houve grandes tensões por isso mesmo!!
4. Não esqueço o quanto sofremos naquele Lord, mas também serviu no nosso crescimento enquanto profissionais, e enquanto Homens; hoje não me sinto mais um, nem pior preparado que outros colegas com quem trabalho e formados noutras instituições. Digo mesmo que em muitos casos percebo que temos uma visão muito mais à frente que eles. Nisso, o Prof. Fernando Almada teve um mérito tremendo!
5. Quer-me parecer, ainda que sem conhecimento de causa, que a passagem de testemunho, na direcção do curso, não está a ser pacífica e não foi bem conseguida (algo que eu sempre tive curiosidade de ver)!!! Se o comentário que está naquele blog, for realmente do Prof. Almada, algo vai muito mal no reino do nosso curso (nosso e continuará a ser, logo tudo que de bom e mau lhe aconteça, far-nos-á sentir as consequências). Cada pessoa deve ser única e exponenciar as suas capacidades e potencialidades ao invés de tentar ser uma cópia fraca de alguém que substituimos;
6. Sem qualquer pretenciosismo, somos um dos grupos mais mediáticos, que marcou o nosso curso. Cada um de nós com o seu percurso, com as suas dificuldades e percalços, estamos hoje no mercado de trabalho com provas dadas. Sinal que o nosso curso nos preparou bem (e preparar bem não é ensinar tudo - preferimos sempre a aprfendizagem - mas sim preparar e colocar-nos em posição de percebermos o quadro de referência e termos a capacidade de ir buscar informação e filtrá-la, sempre que assim necessitarmos). Para quem duvida informo por onde nós, Margaritenhos, andamos:
Acácio Farinha - Docente de Educação Física numa escola Privada em Proença-a-Nova;
Filipe Serrote - Técnico Superior de Desporto na Câmara Municipal de Portalegre;
Filipe Cruz - Docente de Educação Física no Colégio Nossa Senhora de Fátima, em Leiria;
Luis Jesus (Pilhas) - Gestor de Actividades Desportivas no Holmes Place em Lisboa;
Paulo Bidarra - Sócio Gerente da Empresa Desafios Outdoor;
Pedro Almeida - Docente de Educação Física na Escola Básica 2,3 Minde;
Ruben Encarnação - Técnico Superior de Desporto na Câmara Municipal de Odemira;
Tiago Salgueiro - Responsável Técnico do Club de Ténis das Olaias;
Por último, se alguns dos actuais alunos ler estas palavras (dos antigos sei que há muitos!!), aconselho-os à moderação, sem nunca deixarem de lutar pelos interesses que julguem ser superiores. Mas façam-no com nível, com fundamentação e sem palavreado vernáculo e ofensivo, pois dessa forma perdem toda a razão e até é esquecido o motivo porque protestam, passando para segundo plano!!!
PS - Hoje não me sinto mais um profissionalmente!! Algo que não teria capacidade de perceber se a minha vida não se tivesse cruzado com esse grande Homem Prof. Doutor Fernando Almada (e olhem que fui dos que sofreu muito, algumas vezes injustamente, outras por culpa própria!!!). Tenho por isso pena, que hoje a vida não me permita cruzar regularmente com o Professor, tal como já tantas vezes referimos, não é Margaritenhos!!

10 comentários:

Acácio Farinha disse...

Eu assino por baixo este post do meu grande amigo Almeida! As dificuldades que encontramos na nossa vida, devem servir para nos unir. Passamos dificuldades para fazer o curso (uns (Acácio, Cruz, Almeida, Tiago) mais que outros (Ruben, Bidarra, Serrote, Pilhas)), no entanto todos conseguiram, todos acabaram, e como podem ver, todos trabalham em variados mercados. E mais, somos o grupo mais unido que passou pelo curso de Ciências do Desporto da UBI!! E mais: Vivam as Ciências do Desporto!!

Anónimo disse...

Como já alguém nos explicou:do caos nasce a ordem. Vamos esperar que isso aonteça na cabeça de alguns que nitidamente estão algo desorientados quer no departamento onde algo também não deverá estar bem.

Serrote disse...

Caros amigos, li com muita atenção este post do meu amigo Almeida e perguntei-me:

"o que se estará a passar no nosso curso?"

"Será que está sem Rei, nem Roque?"

Mas pensando bem, raciocinem comigo:

Quando entrámos para a UBI, não houve também grandes problemas de adaptação, integração ou ainda de percepção do que era aquele curso?

Será que, em 1995, 1996 ou 1997, se houvesse esta ferramenta chamada BLOG, não haveria também este tipo de comentários?

É claro que sim. Todos nós nos lembramos daquelas reuniões "tipo" clube dos poetas mortos, em locais nunca dantes navegados, em que o departamento de CD era autenticamente enxovalhado e bombardeado com críticas, umas com razão, outras nem por isso.

Vamos deixar a poeira cair e perceber se, o que se passa, não é apenas um problemas de liderança...

Espero que ninguém se precipite, para bem de todos.

Grande abraço a todos deste vosso amigo que esteve ausente por motivos alheios à própria responsabilidade, mas que vai estando, aos poucos, com as condições reunidas para continuar a participar neste nosso espaço de amizade.

Filipe Mouzinho Serrote

Anónimo disse...

caro serrote

a poeira ja assentou, já levantou e ker-se espanhar
Não Não vou esperar

Anónimo disse...

caro serrote, não estarás a ser influênciado por alguns amigos que mantêns no departamento????

Pedro Almeida disse...

No nosso blog, temos como regra assinar-se os comments!! Por isso, respostas a anónimos não são dadas por ninguém deste blog!! Assinem e terão da nossa parte resposta ás questões levantadas!!

Acácio Farinha disse...

Eu digo NAO aos posts anónimos. Por mim, retira-se tudo o que não foi assinado!!!

Rubio disse...

Caros colegas vamos a ter calma, não há necessidade de retirar os comments até porque existe boa educação e civismo. Congratula-mo-nos com a presença dos nossos colegas no nosso blog que em muito nos enriquece mas gostavamos que aqui se identificassem mesmo que para isso tivessem de ter um pouco de cuidado com os vossos comentários. Penso que assinando todos os comments até podemos debater neste blog de uma forma mais soft os vossos/nossos problemas.

Um abraço

Rubio

Serrote disse...

Percebo que, em determinadas alturas, tenhamos que agir em conformidade e com frontalidade. Espero que os ânimos se acalmem e que as pessoas consigam conversar e até chegar a uma plataforma de entendimento. Caso isso não aconteça, em democracia temos que respeitar quem foi eleito, discordemos ou não. É assim que se deve agir entre pessoas civilizadas. Da minha parte, irei dar o meu contributo brevemente com a convocação de um jantar holístico entre pessoas que se respeitam mutuamente.

Nota: Era interessante que as pessoas pudessem assinar os comentários que fazem, caso contrário, correm o risco de não ter resposta. De qualquer forma, bem-vindos a este local de liberdade, mas ao mesmo tempo com regras, como é apanágio de qualquer movimento cívico.

Filipe Mouzinho Serrote

Anónimo disse...

Já há muito apaixonado pelo mundo da Informática, mas só agora visitante dos BLOGS, e deixem-me dizer, influenciado pelo que soube no passado dia 15 acerca do estado em que vão as coisas no nosso Departamento de Ciências do Desporto. A curiosidade levou-me a ler o tal Blog referenciado, e depois acabei por vir ter a este. Tal como já foi aqui dito, há acusações graves, há pessoas que falam muito, mas depois não assumem os comentários. Talvez muitos deles até sejam dos que por aqueles lados mais "graxa" tentem passar.

Por enquanto lá passei, tal como quase todos nós, em certas alturas senti-me frustrado, desorientado, até injustiçado por vezes, mas tenho a dizer que nunca pelo Professor, sim pelos seus "subditos" se me permitem a expressão. O Professor apesar de passar uma imagem arrogante, é uma pessoa justa, eu pude comprovar isso algumas vezes. Exigente sim, mas justo (mas como toda a regra, poderá ter tido algumas excepções), agora tive alguns problemas com assistentes, em que posso mesmo afirmar que uma delas me quiz queimar com a ex SAD V, a minha ultima cadeira feita. Relativamente à sucessão na direcção do curso, encontrava-me eu a estagiar quando isso aconteceu, e logo ali eu não vi a coisa com bom rumo, pois como também já disseram, não podemos ser ou tentar ser (que é mais o caso) cópias, pois como todos sabem, as cópias são sempre piores que o original, e quando se deparam com uma situação nova, não sabem sair dela, e não foi para isso que nos prepararam neste curso.

Como também já foi dito, a preparação que tivemos, pelas "sábias mãos" do Professor, abriram-nos horizontes, fizeram-nos ver o mundo de uma forma mais critica, com outra perspectiva, mas sempre sabendo ultrapassar o obstaculos, dando-nos ferramentas essenciais para resolver os problemas.

É triste ver as coisas chegarem a este ponto, e acredito que se o que se passa for mesmo verdade, o Professor também se sinta frustrado por não ter conseguido passar a mensagem à pessoa que mais deveria ter percebido essa mesma mensagem. É triste ter convivido com alguns colegas que eram quase escumungados pelas suas opções de vida e aspecto, e ver agora a pessoa que se encontra no topo da hierarquia passar uma imagem em nada condizente com o posto que ocupa.

Termino dando um grande abraço ao pessoal do Blog