terça-feira, janeiro 30, 2007

Ninguém Pode Ficar Indiferente!!!

Caros Amigos:
O nosso blog sempre foi um dos nossos pontos de encontro!!! Mais que nosso foi e é também das pessoas que nos rodeiam, tenham elas estudado connosco ou não na Universidade da Beira Interior!! Sempre o usámos com esse propósito e assim o continuaremos a fazer!!!
Numas alturas mais cómicos, noutras mais sérios, noutras mais viperinos, fomos construíndo este espaço à nossa medida, ao nosso ritmo, mediante as nossas vontades!!! Toda a gente sabe quem somos, toda a gente que nos visita e comenta se identifica!!! Sabem o que pensamos, pois assinamos e não nos escondemos, mesmo quando os temas são incómodos.
Contudo, no mundo da blogosfera, sabemos que nem sempre é assim: existem blogs dignos, devidamente identificados ou não, mas também existe muito lixo, normalmente sob a forma de anonimato!!!
Nestes dias, fui confrontado com a existência de um blog, o mesmo que o Acácio fala no post anterior!!! Primeiro, achei piada; depois li mais um pouco e fiquei preocupado!!! Por isso permitam-me que reflita um pouco convosco:
1. A dimensão que aquele blog atingiu em termos de comentários é grave: sinal que se passa algo, mas também sinal que as pessoas não estão a saber dialogar (o blog podia ser uma boa ferramenta, mas o tom "achincalhante" que muita gente usa descredibiliza-o, pois desvia-se da questão central.
2. Nós, antigos alunos, licenciados, não podemos permitir que denigram o nosso curso (como o Dr. Rui Brites disse uma vez numa conferência "a partir do momento que entram num curso, para o exterior, vocês têm que mostrar que ele é o melhor", o que, manifestamente não está a acontecer). Estão, dessa forma, a colocar em causa a nossa competência profissional e a credibilidade do curso que nos dá licença para laborar;
3. No nosso tempo também havia muita coisa com que não concordávamos, mas nunca colocámos em causa a capacidade e conhecimento de quem dirigia e presidia, o curso e o departamento, respectivamente; lutámos, sempre de forma clara, pelo que julgávamos ser os nossos superiores interesses; e houve grandes tensões por isso mesmo!!
4. Não esqueço o quanto sofremos naquele Lord, mas também serviu no nosso crescimento enquanto profissionais, e enquanto Homens; hoje não me sinto mais um, nem pior preparado que outros colegas com quem trabalho e formados noutras instituições. Digo mesmo que em muitos casos percebo que temos uma visão muito mais à frente que eles. Nisso, o Prof. Fernando Almada teve um mérito tremendo!
5. Quer-me parecer, ainda que sem conhecimento de causa, que a passagem de testemunho, na direcção do curso, não está a ser pacífica e não foi bem conseguida (algo que eu sempre tive curiosidade de ver)!!! Se o comentário que está naquele blog, for realmente do Prof. Almada, algo vai muito mal no reino do nosso curso (nosso e continuará a ser, logo tudo que de bom e mau lhe aconteça, far-nos-á sentir as consequências). Cada pessoa deve ser única e exponenciar as suas capacidades e potencialidades ao invés de tentar ser uma cópia fraca de alguém que substituimos;
6. Sem qualquer pretenciosismo, somos um dos grupos mais mediáticos, que marcou o nosso curso. Cada um de nós com o seu percurso, com as suas dificuldades e percalços, estamos hoje no mercado de trabalho com provas dadas. Sinal que o nosso curso nos preparou bem (e preparar bem não é ensinar tudo - preferimos sempre a aprfendizagem - mas sim preparar e colocar-nos em posição de percebermos o quadro de referência e termos a capacidade de ir buscar informação e filtrá-la, sempre que assim necessitarmos). Para quem duvida informo por onde nós, Margaritenhos, andamos:
Acácio Farinha - Docente de Educação Física numa escola Privada em Proença-a-Nova;
Filipe Serrote - Técnico Superior de Desporto na Câmara Municipal de Portalegre;
Filipe Cruz - Docente de Educação Física no Colégio Nossa Senhora de Fátima, em Leiria;
Luis Jesus (Pilhas) - Gestor de Actividades Desportivas no Holmes Place em Lisboa;
Paulo Bidarra - Sócio Gerente da Empresa Desafios Outdoor;
Pedro Almeida - Docente de Educação Física na Escola Básica 2,3 Minde;
Ruben Encarnação - Técnico Superior de Desporto na Câmara Municipal de Odemira;
Tiago Salgueiro - Responsável Técnico do Club de Ténis das Olaias;
Por último, se alguns dos actuais alunos ler estas palavras (dos antigos sei que há muitos!!), aconselho-os à moderação, sem nunca deixarem de lutar pelos interesses que julguem ser superiores. Mas façam-no com nível, com fundamentação e sem palavreado vernáculo e ofensivo, pois dessa forma perdem toda a razão e até é esquecido o motivo porque protestam, passando para segundo plano!!!
PS - Hoje não me sinto mais um profissionalmente!! Algo que não teria capacidade de perceber se a minha vida não se tivesse cruzado com esse grande Homem Prof. Doutor Fernando Almada (e olhem que fui dos que sofreu muito, algumas vezes injustamente, outras por culpa própria!!!). Tenho por isso pena, que hoje a vida não me permita cruzar regularmente com o Professor, tal como já tantas vezes referimos, não é Margaritenhos!!

O Blog!

Hoje em dia, ciberneticamente falando, existe um fenómeno a que ninguém fica indiferente. Ou porque tem um, ou porque participa ou ainda porque já ouviu falar. São os blogues, espaços virtuais onde os internautas podem exprimir as suas opiniões e partilha-las com o mundo inteiro. Tal como se faz quando se escreve um artigo numa revista ou jornal, mas com duas diferenças: a primeira é que os leitores são em muito maior número e a segunda é que não existe nenhum controlo de edição, isto é, cada um pode escrever o que quiser, ficando a possibilidade de eliminar ou não comentarios para o criador do blogue, podendo assim, cada um, utilizar a linguagem que entender. É a liberdade de expressão no seu estado mais primário. Corremos rapidamente em dois riscos: o primeiro é que podemos cometer crimes de calúnia ou injúria a terceiros, que ou por não saberem da existência do espaço ou por simplesmente não entrarem em certos espaços de discussão por opção própria, não se podem defender. O outro risco é a falta de rigor na linguagem que pode levar a interpretações erradas do que escrevem os utilizadores dos blogues. Posto isto, queria chamar a atenção para um blog que se intitula de “Os Filhos de Spartacus”. Para quem ainda não sabe, Spartacus foi um escravo romano que liderou uma revolta contra o Império Romano. Este blogue, a todos nos diz respeito. Passo a explicar. Neste blogue, o seu autor encena uma espécie de início de uma revolta contra o império que é o Lord. Este movimento, a que outrora chamámos de FLL, ganha hoje corpo e apoiantes neste blogue, pelo que não se pode ficar indiferente a tal movimento, uma vez que é a nossa licenciatura que está a ser “discutida”. O motivo é simples: denunciar os problemas que o Departamento de Ciências do Desporto enfrenta e chamar atenção para “coisas” menos aceitáveis que os alunos da licenciatura vivem no seu dia-a-dia.
O autor do blogue escreveu o seguinte quando o criou a 9.12.2006: “Hoje deu-se o primeiro passo rumo à liberdade de expressão! Este blog foi criado para contornar a força opressiva que se apoderou do nosso LORD. Utilizem-no para exorcizar tudo aquilo que vos atormenta a alma. Este espaço é vosso! Revoltem-se!! A opressão só sobrevive através do silêncio...” Posted by Spartacus
O conceito parece-me muito bom e poderia ser um espaço de discussão, de expressão e de resolução dos problemas diários de um curso, que não sendo o mesmo que já foi em tempos, enfrenta alguns problemas que são familiares a quem por lá passou. No entanto, os responsáveis por este blogue deixaram que acontecesse uma coisa que não deve acontecer em qualquer espaço de discussão: não há rigor de linguagem e como em qualquer guerra, os adversários atacam-se mutuamente sem olhar a meios para atingir o seu fim (uns de um lado do e outros do outro). Quando o que devia estar em causa era, denunciar os problemas que existem e discuti-los, caem os utilizadores do blogue na discussão barata de ataques pessoais contra ou a favor daqueles que estão de um lado ou do outro do “império”.
Até que, a 16.01.2007 o Professor Almada interviu e escreveu um comment no blog, alertando para a importância do movimento do mesmo e exigindo que determinadas pessoas assumam uma posição no blogue uma vez que há assuntos em que não se pode ser isento, estando a referir-se aos responsáveis do departamento. E abriu a discussão lançando ideias para começarem a debater os verdadeiros problemas do curso de Ciências do Desporto e da universidade em geral. Podia o blogue a partir daqui tomar um novo rumo e conseguir atingir o objectivo para que foi criado, ou seja, denunciar e discutir. Os alunos devem unir-se, criar grupos que lutem pelos seus direitos, procurar fazer ouvir a sua voz e reclamando o seu devido reconhecimento perante a comunidade cientifica e universitária. Para isso vão precisar de estar unidos, sabendo de antemão que não é possível reunir todas as tropas numa única “batalha”. E não vai ser com agressões entre eles próprios que vão conseguir ser mais fortes. A existência deste blogue tem o seu sentido. A forma como está a ser conduzido é que não faz sentido e, rejeito, enquanto ex-aluno, a “peixeirada” em que o mesmo se transformou.

Para mim ficam no ar quatro questões:

1 - A intervenção do professor Almada no blogue, exigindo responsabilidades ao corpo docente do departamento. Verdadeiro ou Falso?
2 - Todos sabemos da qualidade do professor Almada, enquanto Homem e enquanto visionário. No entanto não foi ele que escolheu a maior parte do corpo docente que hoje dirige o departamento?
3 - Não teremos todos nós vivido alguns destes problemas também?
4 - Que posição deverá o departamento assumir? A indiferença não será solução, pois um dia a revolução dá-se mesmo...

Aconselho a todos os ex-alunos de Ciências do Desporto visitarem o blogue podendo acompanhar o que por lá se passa. Afinal de contas diz respeito à nossa carteira profissional...Aqui fica o hiperlink: http://osfilhosdespartacus.blogspot.com/

Um abraço a todos!

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Recordações!!

Pois é!! Fui ao baú e com o conhecimento do SlIDE , que uma colega da escolinha me indicou, elaborei esta pequena surpresa que espero que gostem, e vos faça rapidamente responder á questão colocada no post sobre o fim de semana em São Pedro do Sul!!! O 2º dos Margaritenhos!!!
Espero que gostem destes "recuerdos"!!


Bem Vindo sejas!!

Queria formalmente dar as boas vindas ao Pilhas. Não sei se foi com o convite que te enviei na sexta se foi através do Almeida, mas o importante é que já cá estas. Agora ficamos à espera dos teus posts. Depois deste tempo todo desaparecido, espero que voltes em força!

Um abraço a todos!!

sábado, janeiro 27, 2007

voltei a ouvir o teu nome



Este Post é para ti camarada Pilhas. Pelo visto há gente que contacta contigo. É verdade que estás vivo?


Para quem não se lembra, o Pilhas é o mais magro dos três que estão na foto:)
Já agora, junto à foto em cima colocada, encontrei outra cheia de desaparecidas....
Não sei o que dizer.....



Um abraço,


Cruz

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Já está!!

Bem, depois de algumas voltas acho que consegui! O Google está a começar a monopolizar tudo...YouTube, o proprio Google, o Limewire....enfim!! Um abraço a todos! Ainda ninguem se manifestou quanto ao II Fim de Semana!!

Actualização

Meus Caros Margaritenhos:
O Blogger (blogspot) anda em actualizações. Assim que vocês tentem adicionar um novo post serão reencaminhados para para uma actualização, na qual terão que fornecer uma conta de email do google (gmail.com). Quem tiver pode dar essa mesmo, quem não tibver cria uma. Só depois desse processo, serão de novo considerados membros do blog... como podem ver, neste momento, só apareço eu nos membros em virtude de apenas eu ter actualizado esta cena.
Abraço

quinta-feira, janeiro 25, 2007

4000 VISITAS!!!!!!!!!

Caros Amigos:
Os números redondos dizem-nos sempre mais, que os "menos redondos"!! Por isso, quer-me parecer que seja de realçar a nossa chegada ao 4 milhar de visitas!!! Com pouco mais de um ano este blog tem crescido bastante em termos de média de visitas diárias, mesmo que certos períodos estejamos mais amorfos, movidos talvez pela inércia do sofá!!
Continuemos, por isso, meus rapazes, a alimentar este nosso ponto de encontro, este local de memórias e projectos, de discussão e humor, de sentimentos de partilha!!
Um abraço

segunda-feira, janeiro 22, 2007

II Encontro Margaritenhos - São Pedro do Sul

Caros Amigos:
Depois de termos iniciado os nossos encontros no ano passado, e termos retomado tambem o nosso Jantar de Novembro na Covilhã, cabe-me organizar, este ano, o nosso fim de semana holístico. Depois da primeira edição, que decorreu em Proença-a-Nova, ter sido um sucesso, a fasquia foi colocada alta para os próximos encontros.
Como não queria falhar e para ir preparando a vossa presença, que muito me agrada em terras de Lafões (nome da região onde está englobado São Pedro do Sul), queria saber da vossa disponibilidade e sugestão de datas!!! Quer-me parecer que seria positivo por alturas das férias da Páscoa, mas fico aberto a outras sugestões!!!
Um abraço e espero os vossos feed-backs!!!!

Na defesa do título




Na foto estão as campeãs de Leiria e arredores (denominação oficial: Vencedoras Desporto Escolar fase CAE, Iniciadas Voleibol Feminino, ano lectivo 2005/06)) que na passada quarta feira começaram a defesa do título "limpando" as suas adversárias por 2-0. O senhor da imagem é o seu fantástico técnico:)
Apenas coloquei isto aqui pois é mais uma das pequenas vitórias da minha vida, que sem ter grande importância em termos desportivos, é uma das partes do meu trabalho que mais me de dedico e mais gozo me dá.

Entretanto, equanto a minha equipa jogava entrava pelo pavilhão este nosso camarada. Durante cinco minutos, com enormes gargalhadas relembrámos os nossos anos de tormenta por terras da Covilhã. Lembrámo-nos da importância do coseno do ângulo numa qualquer situação desportiva numa importante aula de sadV e da importância dos Xanax para a sobrevivência de algumas das nossas colegas:) Momentos que nos fizeram chorar, fazem-nos agora rir....


Um abraço,

Cruz

Nota: o actual técnico de Voleibol do Benfica também começou no Desporto Escolar:)

quinta-feira, janeiro 11, 2007




Encontrei este video, que pertence a alguem que esteve de férias onde também já estivemos. Como acho que o video está bastante bem feito, com uma música alegre, e mostra muitos locais onde estivemos, vejam, recordem e vejam se, tal como eu, "You can still feel the smell..."

Abraço a todos!!

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Nomes...


No distrital de Castelo Branco (que é classificado como um dos mais fracos do país, o Almeida estava correcto), entre tantas particularidades, há também algumas coisas cómicas. Claro, terras pequenas, clubes minusculos, com poucas possibilidades, onde ainda se joga por amor à camisola. Estou a falar de uma equipa chamada Lardosa, terra que vocês devem conhecer, tal como eu, pela placa da A23. Neste clube, os jogadores não recebem salario, e tenho dúvidas quanto aos premios de jogo (mesmo que tenham, ainda so ganharam um jogo, ao último, na foto). Bem, mas não foi para falar dos resultados desportivos deles que quis colocar o post, mas sim para o curioso que são os nomes dos jogadores que se apresentam para jogar. Enfim, hilariante, ingenuo, amador! Provavelmente uns são apelidos, outros serão alcunhas...vejam por vocês mesmos! Não se esqueçam de ver as substituições (Mandioca por sujo; Et' Chenco por Ziros; Ajax por Tomba)...Eheheh O distrital de Castelo Branco pode ser o mais fraco, mas tem equipas simpáticas!