quarta-feira, janeiro 28, 2009

Fado em Si Bemol

FADO EM SI BEMOL

Uma nova forma de ouvir música em português.
Juntam-se neste projecto 5 músicos com formação e experiências muito distintas, do fado ao jazz, procurando encontrar o fio condutor entre estes e outros estilos. Apresentando-se de forma informal e despretensiosa, diluem-se os formalismos característicos dos diferentes géneros e abre-se a porta a uma fusão, desprendida, da linguagem musical.
Do fado ao jazz, da morna à bossa nova... o mundo cabe todo aqui!


Foi esse mesmo Fado em Si Bemol, que no passado Sábado à noite tive o prazer de ver, no Cine Teatro Camacho Costa em Odemira. Já tinha ouvido algo na rádio e visto por uma vez na tv. Mas, de facto, a qualidade do grupo superou as minhas expectativas. Acredito, que a maioria das pessoas que me lêem, e porque vos conheço, também iam gostar.

Odemira vive um pouco no isolamento típico alentejano. As pessoas lamentam-se que fora a época estival, não se passa nada por estas bandas. Não deixa de ser um pouco verdade, mas essas opiniões diluem-se quando um grupo desta qualidade aparece, e nem por isso as pessoas aderem em massa. Apraz-me recordar o velho ditado popular "Preso por ter cão e preso por não ter!" ter
Verifiquei também, na assistência, um sem número de estrangeiros (alemães e holandeses), com cara de quem estava deliciado com tal qualidade de espectáculo, encantados com o nosso fado, ainda que distorcido e reinventado...

Apenas achei, como diria uma ilustre amiga nossa, que o vocalista tinha um piquinho a azedo!!!

Para quem não conhece, deixo aqui uma das músicas que tocam. Caso gostem (de certeza que sim!!!), podem encontrar no youtube mais umas quantas.

Beijinhos e Abraços

1 comentário:

Serrote disse...

COIMBRA??????? Hummmmmmm.....