segunda-feira, janeiro 19, 2009

De e por Odemira...

Caros Amigos:
Após uns dias de ausência cá estou de novo. Sem mas nem meio mas, sem desculpas de falta de tempo, sem "já agoras" (esta é para o Cruz ehehe), escrevo, porque é agora que me apetece. Tentarei que me apeteça com bastante regularidade, espero que essa vontade também vos contagie a todos. Por isso, escrevam, comentem! Mas só se vos apetecer! Porque por menos tempo que tenhamos, haverá sempre tempo se a vontade nos invadir.
Trago hoje alguns temas que ultimamente têm sido motivo de grande notícia, deixando a minha opinião e visão sobre os mesmo:
Política Externa
Barack Obama apresta-se para tomar posse, naquela que será, a maior tomada de posse de sempre de um Presidente dos Estados Unidos. Numa época de crise, de desconfiança geral, as pessoas vêm, e eu também, uma possível tábua de salvação para a América e consequentemente para o Mundo. Não decidirá tudo sozinho, mas a forma abnegada, e idelalista com que se nos apresenta faz as pessoas de novo sonhar: sonhar num Mundo melhor, com menos miséria, menos guerra e mais igualdade. Parece que voltou e encarnou o espírito de alguem que um dia teve um sonho... O sonho que ele, um afro-americano também teve um dia... Esperemos para ver, se de facto, as expectativas, altas, são cumpridas.
Política Interna
Portugal não passa à margem da crise internacional, da crise da UE. Sem ser um expert da matéria, penso que estamos a pagar de erros sucessivos, de anos e anos, em que se pensava que a economia se auto-regulava. Quando ouvimos, todos dias, valores em milhões de euros, dos quais nem temos bem noção do quanto representam, apenas agora percebemos o significado da crise, pois de crise financeira, que nem sabemos bem o que é e como aparece (sei que tem muito a ver com a especulação, mas pouco mais), passámos para uma crise da economia real, essa sim, sentimos no dia-a-dia.
Penso, por isso, que o Governo do PS tem tido atenção ao facto e tomado as medidas julgadas necessárias para ajudar as familias e as empresas. Este Orçamento suplementar, é prova disso, mesmo que a oposição, com oportunismo venha já a dizer que é um orçamento rectificativo.
Sócrates apresentou ontem a moção que levará a Congresso, e a ser aprovada, constituirá a base do programa de Governo, caso o PS vença novamente nas Legislativas de 2009. Três temas merecem o meu destaque: 1. redução da carga fiscal, principalmente ao nível dos rendimentos da classe media e baixa, permitindo assim maior poder de compra e melhor qualidade de vida; 2. escolaridade mínima até ao 12º, qualificando, dessa forma melhor o país e seus quadros, permitindo que se produza mais e com melhor qualidade. 3. Casamento entre homossexuais, uma das lutas de anos da JS e que agora o PS se apresta a dar a atenção devida, permitindo dessa forma dar liberdades e garantias a pessoas que têm outra forma de pensar.
Desporto
Acaba de ser confirmada, a pretensão de candidatura de Portugal e Espanha ao Mundial 2018. Concordo em absoluto, uma vez que o investimento a fazer pelo nosso país nao será elavado, atendendo às infraestruturas já existentes, deixadas pelo Euro 2004, e a rentabilização do mesmo poderá ser grande. Assim como, em termos de imagem, Portugal estará novamente nas primeiras páginas de todo o mundo.
Relativamente ao nosso futebolzeco caseiro, mais do mesmo. Arbitragens más, que ora vão prejudicando uns, ora vão prejudicando outros. Ninguém se altere nem esgrima argumentos, porque na semana seguinte é o seu clube a ser beneficiado por um erro dos homens vestidos de negro (hoje, vestem de todas as cores!). Não sei se será solução, mas sou dos favoráveis à integração das novas tecnologias no ajuizamento e da introdução de um quarto árbitro activo.
Relativamente ao meu SLB, apenas dizer que fico contente por ocupar o primeiro lugar. Contudo, acho que as próximas 4\5 jornadas serão decisivas para ver "quem tem roupa" para chegar ao fim do campeonato em primeiro lugar.
Já agora, sportinguistas, quem gostavam de ver à frente dos destinos do clube da burguesia??
Margaritenhos
Será que é este ano que fazemos o II Fim de Semana Margaritenho? Da minha parte, disponibilizo-me para o organizar, precisando apenas saber:
1. Quando? Proponho 27,28,29 e 30 Março, nas férias da Páscoa e uma semana antes da mesma;
2. Só Margaritenhos ou Margaritenhos, respectivas e margaritenhinhos?? (o paradigma mudou, por isso estou aberto a novos quadros de referência neste evento!!)
3. Local: S. Pedro do Sul
4. Espírito: holístico e auto poiético
Após este massacre, deixo-vos com um abraço, esperando que haja reacções aos vários temas. Da minha parte, espero desde já, um comentário esbaforido e conservador, da parte do Serrote, relativamente aos casamentos homossexuais... A ver vamos...

6 comentários:

Serrote disse...

1 - Em tempo de crise parece-me excessiva a festa da tomada de posse de Barak Obama. Apesar de simpatizar com o senhor, julgo que poderia dar, desde já, o exemplo e evitar que se gastasse na sua tomada de posse os Milhões de Dólares que se vão gastar.
2 - Só para lembrar o meu amigo Pedro Almeida que a crise já cá estava em Portugal antes desta crise internacional. E já cá estava porque o Governo Socialista não conseguiu resolver os problemas existentes no nosso país, vulgo, Desemprego, Défice, Crescimento económico, etc... Todos os indicadores são piores do que quando este Governo tomou posse em 2005...
3 - Quanto ao Desporto, tenho a dizer que a organização de um Mundial em Portugal é uma boa possibilidade para tentar rentabilizar mais uns cêntimos dos Milhões de Euros gastos no Euro 2004.
4 - Quanto ao tema que o nosso amigo Almeida faz tanta questão de saber a minha opinião, aqui vai: Eu defendo uma sociedade com alguns valores de que não prescindo. Um deles é o valor da família. E família para mim implica a existência de pais, mães, avós, avôs, tios, tias, etc. O conceito de Pai e de Mãe e o seu respectivo casamento é algo que, para mim, deve ser incentivado, protegido, fomentado e sujeito a uma defesa acérrima. É este conceito de família e de casamento que eu defendo que deve ser incentivado, fomentado e defendido pelo Estado. Nenhum outro!

Abraço a todos

Acácio Farinha disse...

1 - Sou daqueles que fico um bocado reticente com esta euforia à volta do obama. No entanto acho que a mudança na América e consequentemente, no mundo, vai ser para melhor (também não era dificil) e também acredito nesta mudança, nem que seja por uma esperança de melhoria das condições de vida de todos.
2 - A crise em portugal existe. (ponto)E vê-se pelo poder de compra de todos nós. Sobrevivemos, férias é preciso planear dois anos antes, para não falar nas cargas que tem sido a rendas das casas, combustiveis etc. Mas, na minha opinião, nem o governo nem a oposição têm estado bem. O governo fala da redução fiscal para este ano referente à classe média (pelos vistos a classe média é definida para quem ganha entre 30 e 60 mil euros ano, ou seja de dois mil euros para cima - digam-me quantos de vocês ganham acima de dois mil euros/mês)!?!? Quanta à nossa "songa", a lider desse partido da oposição, devia rapidamente dar lugar a outro e passar para um lugar em que seja boa, liderança não.
3 - Benfica campeão! Não jogam nada, ainda não fez um jogo que se veja (excepto o dois zero aos lagartos), vão ganhando e sendo levados ao colo...pode ser que assim lá vá....mundial 20018, tendo em conta que os estádios (os super estadios) não darão segundo os rumores para abrir nem fechar, 60% das atenções estarão viradas a Espanha, pelo que não terá o impacto que poderia ter, no entanto concordo que será bom para rentabilizar o investimento e tem retorno economico com as seleções cá colocadas!
4 - Epá, casamentos rabetas, tenho algumas considerações:

- as pessoas são livres
- as uniões em "bichos" do mesmo sexo é contra-natura
- os filhos tem que ter um pai e uma mãe, duas maes é esquisito...dois pais é....(dasss)
- sejam livres de dar beijos e unir-se. Agora constituir familia....não concordo!

5 - Quanto ao nosso fim de semana. tou lá. Organizei o primeiro, tentei o segundo. Desde já amigo pedro, estou lá, aponta aí o meu nome!!

Obrigado por voltares ao nosso espaço miudo!

Um abraço a todos!!!

Anónimo disse...

Humm...Estou a ver que, além do Sócrates, há quem tenha um piquinho a azedo...
Não sei, não...
Nica Serrote

Anónimo disse...

Esqueci-me de uma coisa...Quanto ao fds...Desta vez também quero ir! Não por uma questão de intromissão, mas porque estive em SPS no ano passado e gostei muito! Eu e a minha Pantufa!
NS

Pedro Almeida disse...

Sejamos sérios. Se há critica às políticas do governo, foi a excessiva obsessão por descer o défice que era altíssimo quando entrou este Governo. E conseguiu, não só entrar em valores legais, como baixar ainda mais a meta dos 3% impostos pela UE. Só neste ano de 2009 e devido às políticas anti-crise, aprovadas pela UE, irá aumentar o défice, devido á folga entretanto conseguida. Folga essa confirmada por MFLeite, apenas discordando na forma como vai ser usada. Mas se discorda, existe. Mesmo o desemprego, apenas nos ultimos tempos tem crescido, quando vinha numa tendência decrescente. Mas quer queiramos, quer não, a crise internacional é o principal problema. Depois, aceito, tb há questões nacionais, sempre as houveram. Quanto ao crescimento económico, proponho-te que vás analisar números desde 2005 e reflitas, de facto, sobre o tema...
Relativamente ao tema dos casamentos homossexuais há aí muita confusão, que não sei, se será propositada. Primeiro: por haver duas pessoas do mesmo sexo que querem casar, já achamos que não têm os valores da família? Os valores da família estão resumidas nos casamentos hetero, ponto? É presunçoso pensar-se que só os heterossexuais sabem o que são esses valores. Mais, não confundam casamento, com possibilidade de adopção. Quanto à adopção também sou contra. Contudo, acredito, que muitas crianças seriam mais felizes com alguns casais homossexuais do que com heterossexuais, onde muitas vezes são maltratados, abusados, violados... Onde, certamente, os valores da família não são colocados em prática, mesmo tendo pais de sexos opostos...

Quanto a essa senhora, eu digo-lhe "o piquinho a azedo"! Digo, digo!... Veja lá se não sai de casa...

Cruz disse...

Caros camaradas,antes de mais peço desculpa por não efectuar qualquer comentário político, ou emitir uma opinião sobre os diversos importantes temas que Pedro SPS trouxe à discussão. Mesmo a malta sem filhos às vezes tem pouco tempo:)
Apenas refiro (e já será o bastante, pois provavelmente já me chamarão nomes)que dificilmente poderei estar presente nesse fds margaritenho, pelo menos nessa data, pois será por essa altura que irei com os meus amigos:) para Andorra. Já agora, pensei que seria o local onde nos iriamos encontrar todos novamente:)

abraços