sábado, junho 16, 2007

"A culpa não é do Desporto" ... mas sim de quem o utiliza erróneamente!

Aproveitando o post do camarada Cruz , e um pouco em jeito de resposta, aproveitei para escrever este artigo. Somos uma sociedade culturalmente muito atrasada, diria que claramente largas décadas atrasada em relação a países de referência ( como por ex. frança, inglaterra, holanda, suécia, e outros ), a nível cultural, organizacional ( nos vários sistemas que fazem parte da estrutura de 1 país ), educional, etc. E o Desporto como meio ou fenómeno que não é mais do que o reflexo evidente da cultura em que está integrado, revela bem no nosso caso o tipo de cultura que temos no nosso país.
Somos um país que põe mais de 10 milhões de pessoas a chorar baba e ranho qd a sua seleção de futebol perde na final de um campeonato da europa, mas que nem pestaneja qd acontecem grandes feitos desportivos de igual ou até maior dimensão em outras modalidades. Não estou com isto a dizer q não há ninguém q se sinta feliz e dê o merecido valor, mas que são uma percentagem irrisoriamente insignificante são. Pois isto para mim revela q os portugueses ainda não aprenderam a dar o devido valor ao Desporto ( nem ao futebol mas isso é outra história ). Quer queiramos quer não, os "media" têm uma influência enorme na opinião pública, e a gestão e estratégias que seguem são por norma, em função daquilo que lhes dará o maior retorno económico, pois não deixam de ser acima de tudo grandes grupos empresariais. Ora, se a sociedade tem índices de escolaridade e culturais baixos, os "media" vão-lhes oferecer um serviço composto de coisas com que a sociedade se sente identificado e que lhe agrada, basta ver o tipo de notícias e a distribuição percentual por tipo de notícias que existe nos nossos principais "media". Estamos a mudar? Estamos, mas muito pouco relativamente ao que poderíamos.
Cabe a nós, profissionais do Desporto, contribuir todos os dias, e especialmente junto dos mais jovens, para que sejam pessoas conscientes das várias vertentes humanas, q compreendam o Homem no seu todo, da necessidade de encontrar o melhor equilíbrio possível entre as suas várias vertentes, por forma a poder expressar e potenciar ao máximo as suas competências humanas. E compreenderem que o Desporto é um dos meios essenciais para encontrar esse equilíbrio desejado!
Mas atenção, o Desporto mal consumido pode ser caótico para um ser humano, e para as sociedades !!

Sem comentários: