terça-feira, julho 03, 2007

Pensamentos...


Contava-me há dias o Serrote que um dia deste houve uma actividade da Desafios em Portalegre em que um grupo de amigos de Mafra se reúne todos os anos desde à 16 anos para cá, penso que até, mais que uma vez por ano. E pensei, como seria bom fazer parte de um grupo assim. Ao longo do tempo, certamente o grupo foi crescendo, foram aparecendo as namoradas, mulheres, filhos. Mas o grupo continua. Como seria bom fazer parte de um grupo assim. Para rir, partilhar, contar e dividir. Vivemos num mundo, felizmente livre, ou pelo menos aparenta ser. Eu consigo admitir que as pessoas a determinada altura da sua vida comecem a percorrer caminhos (pessoais e profissionais diferentes) e que por isso não se possam manter tão próximos uns dos outros. No entanto, uma coisa será, na minha opinião a impossibilidade geográfica de estarmos juntos. Outra coisa será a impossibilidade auto-consciente de querermos estar juntos. Só lanço um desafio. Assumam-se. Porque há coisas a que não podemos ficar indiferentes. Ou queremos fazer parte do grupo ou não queremos! Porque se queremos fazer parte não podemos ficar no sofá. Temos de ser dinamizadores e não apenas esperar que algo aconteça e se (SE) pudermos até estamos presentes! Só para dar um exemplo, eu e o Almeida andamos à 4 meses a tentar arranjar um fim-de-semana em que 5 pessoas possam estar juntos…E penso, é menos grave não poder ou não fazer por poder do que ser indiferente! Não se esqueçam que há pessoas neste grupo que foram os melhores amigos durante alguns anos e hoje já o não são! Porque? Porque fomos substituídos! Por quem? Por pessoas (outros amigos) que se tornaram melhores amigos entretanto! Evolução natural? Talvez…Não posso nunca aceitar que as nossas relações de amizade tenham sido efémeras. Não posso aceitar ainda que, apesar da dificuldade que o dia-a-dia profissional nos impõe impossibilite que, nos lembremos dos outros. Finalmente não posso aceitar que este grupo, do qual me orgulho, morra! Não existe com toda a certeza na Universidade da Beira Interior um grupo unido como o nosso e muito menos no nosso curso! Tenho pena de vê-lo ir pelo mesmo caminho dos outros. O problema dos grupos não está em forma-los. Difícil num grupo é mantê-lo, ajustando-o ao tempo e às pessoas em que entretanto nos tornamos. Porque cada dia que passa algo esta diferente em nós…aumentem a escala temporal e um dia não nos reconhecemos…sim, a amizade não deixará nunca de existir. Na minha opinião será uma amizade recordacional e não vivencial, como um dia sonhei pudesse ser! Mas isto é só a minha opinião e vale o que vale…
P.S. Apresento-vos o "Nilo". É um gato fantastico, ate para quem não gosta de gatos...

2 comentários:

TiagoSalgueiro disse...

Grande farinácio,para mim, não se substituem amigos! Uma amizade pode realmente "morrer" ou, ser mantida e fortalecida, dependendo da atitude q se tenha em relação a ela. E no meu caso em relação a vocês, vocês não são apenas colegas de universidade com quem partilhei uma viagem de fim de curso, são muito, mas muito mais do que isso. São companheiros com que partilhei muita coisa desde o remoto ano de 1997, e com quem quero continuar a partilhar muita coisa ao longo da mnha vida, seja em que contexto fôr, seja em que circunstâncias da vida fôr, porque sou vosso AMIGO! Bem sei q nem sempre tenho sido regular nas minhas participações, mas acreditem q não é por isso q vos esqueço ou sou menos vosso amigo. Como amigos q somos, temos q saber respeitar as diferentes fases, momentos da vida de cada um, deixando ao critério d cada um, o desejo e a iniciativa de participar, comunicar, e fazer sentir com a regularidade q lhe é possível, ou q simplesmente lhe apetece, a amizade q tem pelo resto do grupo!
E para mim, o nível de uma amizade, não se avalia simplesmente pela quantidade de posts ou mensagens q se envia, mas isto sou eu ...!
Um grande abraço deste amigo que ja propôs uma data para o próximo enconto à bastante tempo e só obteve uma resposta, e que por isso, e por terem surgido outras coisas entretanto, ja nao pode alinhar nesse fds. À excepção do fds de 11 e 12 de agosto, posso em todos os outros. Espero conseguir encontrar-me c/ vocês o mais breve possível ...

Anónimo disse...

...Miauuu...