terça-feira, novembro 29, 2005

Rescaldo da 1ª Feira de Desporto de Portalegre

Margaritenhos!

Este fim-de-semana que passou, decorreu, como devem ter ouvido, a 1ª Feira de Desporto de Portalegre. Foi fantástico ver associações, clubes, entidades públicas, empresas e visitantes interagirem durante 3 dias. Entre contactos, futuras parcerias, mais e melhores sinergias, houve de tudo um pouco.
No sábado, tivemos um excelente 1º Seminário de Desporto de Portalegre, com grandes contributos de todos os prelectores.
Espero que gostem deste meu artigo.

Um abraço a todos!

1ª Feira de Desporto de Portalegre

Nos dias 25, 26 e 27 de Novembro decorreu no Núcleo Empresarial de Portalegre (NERPOR) a 1ª Feira de Desporto de Portalegre.
Foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Portalegre através da sua Divisão de Desporto, Juventude e Tempos Livres. Este projecto nasceu em 2004 e teve, na sua concepção, um objectivo principal: Criar sinergias entre todos os agentes desportivos do nosso distrito, permitindo aos clubes, associações, municípios e empresas mostrar todo o seu trabalho realizado, bem como os seus serviços e produtos e angariar futuros sócios ou clientes no caso das empresas.
A expectativa era alta. Será que se conseguiria mobilizar todo o distrito em torno de um tema como o desporto?
Penso que esse objectivo não foi totalmente alcançado. Apenas dois municípios mostraram interesse em participar e estiveram presentes, que foi o caso de Nisa e Fronteira, para além do município organizador.
Vamos ver se em 2006 os restantes municípios aderem de forma a criar uma estratégia conjunta de promoção do Desporto.
Apesar de não ter tido a participação de muitos municípios, os clubes, as associações, os centros de trabalhadores e centros populares e algumas empresas de actividades desportivas aderiram em força e deram muita vida a esta 1ª Feira de Desporto.
Foi muito interessante ver os agentes desportivos do concelho e do distrito interagirem durante esta feira, criando mais e melhores sinergias entre todos – leia-se Municípios do Distrito, Clubes e Associações, Entidades Públicas e Empresas. É assim que se constrói o futuro. Contando com todos!
Com esta 1ª Feira de Desporto de Portalegre, a Câmara Municipal de Portalegre através da sua Divisão de Desporto, Juventude e Tempos Livres pretendeu – e pelos vistos conseguiu - promover os projectos existentes, tanto de clubes e associações desportivas, como de empresas.
No dia 25 inaugurou-se a Feira com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, da Câmara Municipal de Fronteira e com a Vereadora da Câmara Municipal de Nisa.
Deu-se inicio às actividades desportivas no local, com a Demonstração do Centro de Formação desportiva da Escola Mouzinho da Silveira, mais tarde uma demonstração de tiros com arco e bésta da empresa DesafiosOutdoor.
O Município de Nisa desenvolveu um Workshop de Cartas topográficas do Concelho de Nisa.
No final do 1º dia da feira, houve ainda tempo para escutarmos um workshop de pesca desportiva do Achigã com um Campeão nacional na época 98/99.
Fora do tempo da feira actuaram no palco principal os “Fora do Tempo”
No segundo dia da feira, houve actividades para todos os gostos. Torneio de Paintball, prova de Kart, aula de equitação, provas de ciclismo, demonstração de Karaté-Do, de Kick Fight, de capoeira, a actuação do Grupo Coral Infantil dos Assentos, um Workshop de Artes marciais, desporto e educação, demonstração de Judo e para finalizar o dia com bastante energia, actuou o grupo musical “Banda Magnética”.
Quem esteve presente no último dia da Feira – domingo dia 27, pôde observar a excelente prova de BTT IV Cross Country Bairro dos Assentos – INATEL, as excelentes aulas de STEP, HIP-HOP, Cicling, Body Combat, Tai-Chi-Chuan e Yoga.
Também inserido na 1ª Feira de Desporto de Portalegre, esteve o 1º Seminário de Desporto de Portalegre com o tema Desenvolvimento Desportivo nas Autarquias. Foi uma altura propícia para discutir o papel das autarquias no desenvolvimento desportivo local, a função de clubes, associações e centros culturais e desportivos, bem como analisar as várias metodologias de gestão das instalações desportivas.


Este seminário teve como objectivos, os seguintes pontos:

Potenciar a participação da juventude em todas as vertentes da vida social, cultural e desportiva;
Melhorar a qualidade de vida das novas gerações, em especial nas zonas mais desfavorecidas, promovendo actividades desportivas, consumo responsável e actividades culturais;
Apoio e incentivo a projectos mobilizadores de jovens na prática desportiva;
Repensar toda a política desportiva;
Reformulação da estratégia desportiva de forma a responder às novas necessidades da população;
Promoção da região;
Criação de sinergias com os restantes Concelhos do Distrito de Portalegre;
Alertar todos os agentes desportivos para transformação constante dos processos evolutivos da sociedade, para as rupturas emergentes no desporto e para a necessidade de uma eficiente operacionalização de todos os processos de gestão desportiva nas autarquias, nos clubes, nas empresas e noutras organizações.
Permitir a transferência e troca de experiências entre os participantes;
· Melhorar a formação dos participantes nestas áreas específicas do conhecimento;

Justificação do tema “Desenvolvimento Desportivo nas Autarquias”

O tema é urgente e emergente visto que o tecido associativo necessita de ser renovado, de evoluir e de se desenvolver. As autarquias do Norte Alentejano sofrem ainda de um défice de Técnicos Superiores de Desporto que participem de forma integrada nas equipas multidisciplinares que planeiam, programam e concebem o Desporto autárquico.

Para dar corpo a este seminário estiveram presentes altas personalidades do desporto nacional. Na parte da manhã dissertaram os seguintes prelectores:
· Dr. Rogério Salvador que é o Coordenador dos Complexos Municipais de Piscinas de Leiria na Empresa Municipal LEIRISPORT. Integra neste momento a equipa de formadores da Confederação do Desporto de Portugal;
· Dr. Jorge Antunes é o chefe de Divisão do desporto da Câmara Municipal da Trofa e tem um MBA (Masters Bussiness Administration) em Gestão Autárquica;
· Este também o Dr. João Paulo Empadinhas que é o Administrador da LEIRISPORT e Chefe de Divisão do Desporto da Câmara Municipal de Leiria;
· E para finalizar a manhã, esteve o Dr. Carlos Rabaçal, Chefe de Divisão de Desporto da Câmara Municipal do Seixal, que tem uma Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento Local e Regional, é Formador de desporto e Director do Projecto Municipal de Programas e Equipamentos Desportivos do Concelho do Seixal;
· Na parte da tarde esteve presente o Dr. José Carvalho que é Coordenador do Centro de Formação do Desporto de Portugal, é Mestrando em treino de Alto Rendimento e Formador Certificado pelo IEFP;
· Para finalizar esteve presente o Professor Doutor Fernando Almada, que é Professor Associado e Doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa. O professor Doutor Fernando Almada Desenvolveu uma Sistemática das Actividades Desportivas com base em comportamentos solicitados e estruturado em modelos funcionais e com um conjunto de instrumentos de actuação que possibilitam uma operacionalização objectiva e suportada pelas capacidades laboratoriais;

Foi o 1º Seminário de Desporto de Portalegre e em Portalegre. Havia alguma expectativa relativamente à qualidade do seminário, mas quem teve oportunidade de assistir, pôde escutar as brilhantes comunicações de todos os prelectores, bem como a dinâmica que se gerou nos debates. Julgo que foi um 1º passo rumo à ruptura de funcionamentos e de modelos de actuação, que terá de existir no Desporto em Portalegre, num curto prazo.
Tendo em conta que foi a 1ª Feira de Desporto de Portalegre, o facto de terem estado cerca de sete mil visitantes (o que equivale a cerca de 28% da população do Concelho e 5,6% da população do Distrito), enche de orgulho quem trabalhou ao longo de mais de um ano para que todo este certame pudesse ter sucesso.
Filipe Mouzinho Serrote

Sem comentários: